Projeto de pesquisa apresentado à disciplina Educação Natureza e Sociedade, como requisito parcial de avaliação.
RECURSOS HIDRICOS: O ciclo da água e a conscientização do uso.
1-INTRODUÇÃO
Recursos Hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso no nosso planeta. Sendo a água um recurso renovável estaria sempre disponível para o homem utilizar. No entanto, como o consumo tem excedido a renovação da mesma, atualmente verifica-se uma escassez desse recurso, ou seja, falta de água doce principalmente nos grandes centros urbanos e também a diminuição da qualidade da água, devido à poluição hídrica por esgotos industriais e domésticos.
Procura este trabalho dar relevância à necessidade de integrar a gestão da água em função dos seus diferentes tipos de uso, das diferentes dimensões de conhecimento que estão envolvidas. Propomos mostrar que é possível usar a água nos afazeres domésticos e ao mesmo tempo preserva lá. Este trabalho delimita a conscientização e a valorização da água em função da sua natureza renovável e ajudar as crianças a perceberem o quanto a água e importante para a nossa subsistência e como estamos desperdiçando este recurso em casa ou na escola.
2- OBJETIVOS
Conscientizar as crianças sobre a importância do uso consciente da água e que a água e um recurso finito. Mostrar o processo o ciclo da água e o caminho que a água percorre até chegar à nossas casas e como ela é devolvida à natureza. Objetivamos também a conscientização do uso racional da água e assim cuidar mais do meio ambiente. Conscientizar as crianças sobre o uso dos recursos hídricos na escola e em casa, usando recursos de vídeo bate papo e troca de ideia.
3- JUSTIFICATIVA
O planeta agradece pelo cuidado com a nossa água. Através desta conscientização teremos a certeza que este bem tão valioso não chegará ao fim, pois para termos águas, para atual sociedade e a futuras gerações é indispensável o consumo responsável dos recursos hídricos, com educativas legislativas de prevenção e corretivas dos recursos hídricos. Atitudes simples como não demorar no banho e fechar a torneira enquanto não está utilizando, já contribuirá para essa preservação.
4- REVISÃO TEÓRICA
Buscamos referencias no vídeo, a turma da Clarinha em: o Ciclo da Água, na música água da turminha do tio Marcelo, e também no site Nova Escola da revista Abril, seção Planejamentos de Aula para Educação Infantil, e Água: uso consciente X desperdício.
5- METODOLOGIA
Foi objetivado com esse trabalho a conscientização das crianças sobre a importância do uso consciente dos recursos hídricos, usamos como instrumento música, vídeo e desenhos. Mostramos o processo do ciclo da água, e o caminho que a percorre até chegar à nossas casas. Pretendeu-se também conscientizar as crianças sobre o uso dos recursos hídricos na escola e em casa, num bate papo e troca de ideias. Foi proposto às crianças que fizessem um desenho demonstrando o que foi entendido sobre preservação dos recursos hídricos.
Recursos Hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso no nosso planeta. Sendo a água um recurso renovável estaria sempre disponível para o homem utilizar. No entanto, como o consumo tem excedido a renovação da mesma, atualmente verifica-se uma escassez desse recurso, ou seja, falta de água doce principalmente nos grandes centros urbanos e também a diminuição da qualidade da água, devido à poluição hídrica por esgotos industriais e domésticos.
Procura este trabalho dar relevância à necessidade de integrar a gestão da água em função dos seus diferentes tipos de uso, das diferentes dimensões de conhecimento que estão envolvidas. Propomos mostrar que é possível usar a água nos afazeres domésticos e ao mesmo tempo preserva lá. Este trabalho delimita a conscientização e a valorização da água em função da sua natureza renovável e ajudar as crianças a perceberem o quanto a água e importante para a nossa subsistência e como estamos desperdiçando este recurso em casa ou na escola.
2- OBJETIVOS
Conscientizar as crianças sobre a importância do uso consciente da água e que a água e um recurso finito. Mostrar o processo o ciclo da água e o caminho que a água percorre até chegar à nossas casas e como ela é devolvida à natureza. Objetivamos também a conscientização do uso racional da água e assim cuidar mais do meio ambiente. Conscientizar as crianças sobre o uso dos recursos hídricos na escola e em casa, usando recursos de vídeo bate papo e troca de ideia.
3- JUSTIFICATIVA
O planeta agradece pelo cuidado com a nossa água. Através desta conscientização teremos a certeza que este bem tão valioso não chegará ao fim, pois para termos águas, para atual sociedade e a futuras gerações é indispensável o consumo responsável dos recursos hídricos, com educativas legislativas de prevenção e corretivas dos recursos hídricos. Atitudes simples como não demorar no banho e fechar a torneira enquanto não está utilizando, já contribuirá para essa preservação.
4- REVISÃO TEÓRICA
Buscamos referencias no vídeo, a turma da Clarinha em: o Ciclo da Água, na música água da turminha do tio Marcelo, e também no site Nova Escola da revista Abril, seção Planejamentos de Aula para Educação Infantil, e Água: uso consciente X desperdício.
5- METODOLOGIA
Foi objetivado com esse trabalho a conscientização das crianças sobre a importância do uso consciente dos recursos hídricos, usamos como instrumento música, vídeo e desenhos. Mostramos o processo do ciclo da água, e o caminho que a percorre até chegar à nossas casas. Pretendeu-se também conscientizar as crianças sobre o uso dos recursos hídricos na escola e em casa, num bate papo e troca de ideias. Foi proposto às crianças que fizessem um desenho demonstrando o que foi entendido sobre preservação dos recursos hídricos.
Apresentação da aula com crianças.
Vídeo utilizado para conscientização do uso correto da água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário